Progresso 5 - 1 Sousense - Torneio Pascoa

04-04-2010 21:05

Deveria estar a fazer aqui a analise ao jogo do Sra. Hora X Castelo da Maia, no entanto quando cheguei ao campo do Progresso para assistir ao jogo, fiquei espantado por ver as equipas de Juniores do Progresso e do Sousense a aquecer! Sinceramente fiquei admirado e tentei inteirar-me da situação e a explicação que me deram foi muito simples. O Progresso já tinha agendado, há mais de 15 dias, o jogo correspondente ao Torneio da Pascoa 2010 no escalão de Juniores, no horário do jogo do Sra. Hora X Castêlo da Maia...


A AFP terá, penso eu, uma palavra a dizer no desenrolar deste caso e, acho, que não será nada branda, já que foi o Progresso, dono do campo que não deixou que o jogo oficial se realizasse. Os seus responsaveis tiveram as suas razões e mesmo depois de alertados informaram que, assumiriam qualquer consequencia que adviesse dos seus actos. É de coragem, no entanto veremos como as coisas terminam.


Já que o jogo que eu ia assistir não se realizou, acabei por ficar a ver o tal jogo entre o Progresso e o Sousense. Um jogo tipico de torneio apenas com duas equipas, no entanto com golos para todos os gostos. De referir os golos de Davide e Andrézinho pela parte do Progresso, sendo que o do primeiro é daqueles golos de antologia do futebol. A equipa da casa soube aproveitar bem o facto de o treinador forasteiro ter optado por um guarda-redes que denotava grandes lacunas em termos de ocupação da baliza e com grande desconfiança por parte dos seus colegas de equipa.


A vitória nunca esteve em causa e o Progresso soube gerir o resultado da maneira que quis. A equipa da casa é uma equipa muito personalizada, com jogadores de alto nivel e que eu já estou farto de elogiar, mas nunca é demais dizer que o guarda-redes Daniel, os laterais Serpa e Daniel, os centro-campistas Andrezinho e Bareck, o ala Davide e o ponta de lança Rafael. Podem e devem ter oportunidade de chegar à equipa sénior, a exemplo do que já acontece com a maior parte deles. Parabens pelo talento destes jovens jogadores.


Já o Sousense tem também qualidade, refiro o centro-campista Mokoto, o ponta de lança Cardozo e o lateral esquerdo Ruben Sousa...


Acabou por ser um bom jogo e, tirando a chuva, penso que todas as pessoas que se deslocaram ao campo Queirós Sobrinho não deram a tarde por perdida.


Apenas quero acrescentar mais uma coisa, sabemos que os torneios são para entreter, no entanto não podemos esquecer que dentro de campo estão jovens com ambições e que merecem respeito e consideração por quem organiza esses mesmos torneios. Este, a exemplo de muitos outros, os arbitros são pessoas que não têm grandes condições para conduzir um jogo e fazer aplicar as regras, chegando, por vezes a roçar o ridiculo. É uma situação que deve ser observada pelas organizações dos torneios, podem poupar alguns euros, mas o espectaculo perde muito. Não basta vestirem-se de preto, pegar num apito ou numa bandeirola para serem arbitros, é preciso ter conhecimentos e mesmo que me digam que os senhores que lá estavam já foram arbitros, em minha opinião, que vale o que vale, estão completamente ultrapassados.


Um abraço a todos e esperemos que ainda possamos ver o jogo oficial que está por se realizar há mais de três semanas.


Mister Milton