Chegou ao fim...

22-03-2010 06:42

 

 

São, neste momento, 6 horas e 42 minutos da madrugada de 3ª feira. Alguns dirão "porra o Mister acordou cedo", no entanto ainda nem sequer me deitei, não porque o futebol me tenha tirado o sono, porque isso nunca aconteceu, mas sim porque cheguei agora do hospital, para onde fui a correr com a minha filha... se calhar por alguma falta de experiencia, mas, pelo sim pelo não, fui e daqui a pouco voltarei para lá... mas não foi isso que me fez estar aqui a escrever a esta hora, uma noticia que deixará algumas pessoas felizes, mas ontem às 23 horas e 37 minutos decidi, em comum acordo com a minha equipa técnica que não seria mais o responsavel técnico do escalão de Juvenis do C. R. Ataense.


Pois é, acabou, chegou ao fim, alguns estarão a esfregar as mãos todos contentes, mas o futuro encarregar-se-à de demonstrar se ficarão assim tão felizes no futuro.


Estive no Ataense três meses e um dia. Durante este tempo dei tudo aquilo que tenho, dei de mim mais do que queria porque só sei estar no futebol dessa forma. Mas foram acontecendo coisas que me foram levando a pensar na real essencia do futebol. Desde jogadores que andam no clube apenas para dar uns chutos, outros que se deixavam ir pelo que diziam os pais ou as pessoas de fora, outros ainda que encaravam a vitória com a mesma moral que encaravam uma derrota, sem nunca quererem trabalhar mais para dar a volta por cima.

Mas o cumulo eram alguns pais que se achavam no direito de ficar chateados porque o filho não jogava, ou porque jogava fora da sua posição de origem. Pessoas sem cultura que criticavam tudo e todos sem ter qualquer formação para o poder fazer... felizmente que não eram todos.

Outros ainda foram fazer queixa ao presidente de coisas sem nexo e sem sentido, a mais gritante foi que o treinador exigia de mais dos meninos, coitadinhos...

Então o que dizer da pressão exigida pelos miudos da mesma idade que jogam no F. C. Porto, Benfica ou Sporting que, lutam nada mais nada menos para serem campeões nacionais. Enfim... Gente de mente fraca e fechados num quadrado, com mania que mandam no clube e que as coisas têm de ser da maneira deles, devem pensar assim porque pagam a inscrição e o equipamento dos filhos, mas esquecem-se que o clube vai alem disso.

Esquecem-se que é preciso respeitar o clube, dignificar a camisola e, a partir do momento em que assumimos o compromisso de representar o clube, temos de o fazer com brio e com orgulho.

Esta é a minha ideia de uma equipa.


Mas encurtando razões, até porque isto serve apenas como desabafo, ontem à noite quando o meu delegado Sr. Adão (pessoa excelente) me ligou a dizer, mais uma vez que os paizinhos foram para o clube, junto com um delegado que tem a mania que sai mas nunca sai (quem conhecer o clube sabe de quem eu estou a falar) criticar o treinador porque eu disse aos meus jogadores, sim meus jogadores que têm treinado pelos Juniores para não irem ao treino na segunda feira e esperarem pelo nosso treino que iria acontecer hoje e ai decidiriamos o que fazer.

Caiu o carmo e a trindade... Não cabe na cabeça de ninguem.

Se eu não posso dar uma ordem aos meus jogadores, então não estou lá a fazer nada. 


Sou treinador há 5 épocas, em todas elas cumpri o objectivo, muitas vezes por larga margem, que me foi colocado pelas direcções. Já fui campeão, já subi de divisão, fiz sempre melhor do que já havia sido feito, penso que chegou a altura de exigir respeito, respeito que o conquistei a pulso e com trabalho.

Nunca fui de me encostar a ninguem.

Tenho familia, não sou um frustrado, amo o futebol e ando por gosto, mas mesmo que ganhasse dinheiro no Ataense, pensaria duas vezes antes de decidir continuar com as pessoas que lá estão.

Aquele clube merece mais e parece-me que falta pouco tempo para existir essa viragem.


Para mim basta, ficarei sem treinar até ao final da época e na proxima época só treinarei se o projecto desportivo for aliciante e se começar do inicio, com tempo para planear a época. Caso contrário prefiro continuar a observar jogos e a não me chatear com paizinhos e delegadozinhos e presidentesinhos que têm a inteligencia do tamanho destes diminutivos.


Não falei em nomes porque penso que não seja necessário, porque as pessoas a quem serve a carapuça irão enfia-la porque não sabem fazer outra coisa.


Terei saudades dos meus jogadores, de todos eles, por diversos motivos, uns bons outros nem por isso, mas como aprendizagem, porque com todos aprendi um pouco.


Fiz amizades naquele clube com pessoas excelentes, uma delas, infelizmente já não está entre nós, mas o outros acredito que será para a vida.


Espero que entendam que não posso continuar num clube onde nao me sinto bem vindo, onde sou julgado por pessoas que não me conhecem e às quais eu não reconheço qualquer poder para isso.


O futebol é isto, mas eu nunca estive agarrado ao lugar em nenhum clube e nunca precisei de me oferecer aos clubes para poder treinar, por isso meus amigos, se vou voltar ou não, sinceramente não estou preocupado com isso, mas só voltarei se o projecto cumprir os requisitos que eu acho necessário para poder ter sucesso. Quero ganhar jogos e não dinheiro, nunca andei no futebol pelo money, não será agora.

Mas tenho de estar num clube onde as pessoas que trabalham comigo queiram ganhar tanto como eu.


Vou continuar a acompanhar jogos e a colocar aqui as analises e as antevisões, por isso estejam atentos.


Agora vou preocupar-me com aquilo que é realmente importante que é a minha filha e a minha esposa, tudo o resto é secundário.


Volto a dizer que "SÓ DEUS ME JULGARÁ".


Abraço a todos.


Mister Milton