Campeonato Distrital Juniores A - II Divisão - Série 2 - Analise

26-03-2010 18:28

Agora mais calmo, depois de uma semana muito agitada, sentado no meu escritório, farei a analise da serie 2 do Campeonato de Juniores.


Quero lembrar a todos que esta analise assentará em alguns parametros sendo eles, os jogos que assisti, os resultados e a classificação final, bem como o conhecimento que tenho da maior parte das equipas.


Espero não ferir susceptibilidades a ninguem e que todos entendam que apenas se trata das opiniões de um treinador.


Então vamos à analise:


Foram realizados 132 jogos, onde forma marcados 581 golos, o que dá a impressionante média de 4,40 golos por jogo. Prova real da capacidade das equipas integrantes desta série.


Conquistadas 70 vitórias em casas, 38 fora e 24 empates com 97 jogos a terem mais do que 3 golos e apenas 35 com menos do que essa marca.


Estatisticas Colectivas:

  • Melhor Ataque: Sp. Cruz - 76 Golos
  • Pior Ataque: Sport Rio Tinto - 26 Golos
  • Melhor Defesa: Maia Lidador - 18 Golos
  • Pior Defesa: Gatões - 93 Golos
  • Mais Vitórias: Salgueiros e Maia Lidador - 15 Vitórias
  • Mais Derrotas: Vilar Pinheiro - 17 Derrotas
  • Vitórias Consecutivas: Maia Lidador - 7 Jogos
  • Derrotas Consecutivas. Vilar Pinheiro - 13 Jogos
  • Mais Jogos sem Perder: Salgueiros - 13 Jogos


As Equipas: (começando do ultimo classificado até ao primeiro)


  • VILAR PINHEIRO: Quando fiz a antevisão, deste campeonato, coloquei esta equipa em 10º lugar, no entanto, ao não conseguirem um unico ponto durante toda a primeira volta não poderiam ter ficado noutro lugar que não o ultimo. Esta seria a analise normal do desempenho desta equipa, mas não podemos deixar de referir o que esta mesma equipa fez na segunda volta. Não foi nada de extraordinário, mas pelo que soube trocou de treinador, novas ideias, mais disciplina, mais entrega de todos e a conquista de 11 pontos na segunda volta. O que tiramos daqui é que se tivessem conseguido os mesmo onze pontos na primeira volta teriam ficado em 8º lugar, mas o futebol não vive de "se's". Parabens à equipa do Vilar Pinheiro por nunca ter desistido, parabens aos seus jogadores e directores que souberam levar o "barco" até ao final. Não foi uma boa partida, mas fizeram uma boa chegada. Para o ano há mais. 


  • SPORT RIO TINTO: A maior parte das pessoas não sabe, mas antes do inicio da época eu estive para ser treinador desta equipa, mas por algumas razões acabou por não se concretizar. Esta equipa tem valor e partia para este campeonato como uma das equipas que tinha descido da primeira divisão e que queria subir já este ano. Para quem sabe esta equipa tinha uma grande lacuna na baliza, devido à saida do seu guarda-redes para o Gondomar e tinha também uma falta de união e metodos de trabalho evidentes. Começaram mal ao serem goleados no Outeiro e a unica coisa que fizeram que vale a pena registar foi a vitória frente ao Salgueiros, mas que mesmo essa foi perdida na secretaria. Enfim, muito mau para quem queria subir de divisão. Pensei que esta equipa ficasse abaixo do meio da tabela, mas não tão abaixo como ficaram. É preciso perceber o que correu mal e mudar para que não volte a acontecer uma época tão má como esta.


  • ATLÉTICO RIO TINTO: Esta equipa foi derrotada na primeira jornada, uma derrota pesada e que não auguravam nada de bom. Efectivamente fizeram uma equipa muito irregular, mas quem acompanhou esta série tem de admitir que a equipa de Rio Tinto não é tão fraca como a classificação possa transparecer. Fizeram um campeonato fraco mas ficaram acima daquilo que eu pensava que ficariam. Precisavam de ter tido mais jogadores para que o treinador pudesse ter poder de escolha e acabar com algumas situações menos boas. Mas, enfim o futebol não é o que queremos, mas sim o que temos.


  • GATÕES: Esta equipa fez um inicio de campeonato muito "engraçado", conseguiu alguns resultados surpreendentes, mas depois voltou à sua realidade, no entanto não podemos esquecer que esta equipa ficou em 10º lugar, muito melhor do que é normal. Algumas situações menos claras foram fazendo com que esta equipa fosse a que mais goleadas levou e que se afundasse na classificação. No entanto há que dar os parabens pelo bom trabalho e lembrem-se que o caminho é esse.


  • DESPORTIVO LEÇA DO BALIO: Bem, sou obrigado a dizer que a época desta equipa foi normal e passo a explicar o porquê desta minha afirmação. Esta equipa fez, esta época, o mesmo que tem feito todas as épocas, perde muito mais do que ganha, com exibições nada agradaveis e com uma equipa que normalmente não faz mossa a ninguem. Tenho de dizer que atipica foi a época passada onde esta equipa andou a lutar pelos lugares cimeiros da competição. Este ano nem metade dos pontos do ano passado conseguiram fazer. As mentalidades voltaram a ser as mesmas, mas acredito que o Presidente deste clube tenha visto o que se passou esta época e que tomará decisões para que no futuro isto não aconteça. Com as condições que esta equipa tem, podem estar bem mais acima. De referir que a qualidade dos jogadores não pode ser aqui posta em causa. São muitos jogadores de primeiro ano e com capacidade para progredir, mas é preciso mudar quem está à frente deles. Entendam como quiserem. 


  • CUSTOIAS: Outra equipa que começou mal, mas que entre o meio da primeira volta e até 4 jornadas da segunda, mostrou que poderia ter feito bem mais. Tinha jogadores que estavam a acabar o seu ciclo de formação e que tinha a derradeira oportunidade para ficarem na historia do clube. Isso não aconteceu porque, inexplicavelmente, a equipa perdeu-se. Não podemos esquecer o bom trabalho desempenhado pelo Custoias na formação, encabeçado pelo Dr. Pedro Teques, que se tiver continuidade chegará longe.


  • DESPORTIVO PORTUGAL: Outra equipa que parecia que iria subir para a divisão que estava na época passada, foram regulares no inicio da época, mas depois esqueceram-se de como se ganhavam 3 jogos seguidos. Têm muito bons valores, têm um bom treinador, mas faltou ali qualquer coisa. Este ano não subiram por culpa propria. Veremos o que farão no proximo ano.


  • LAVRENSE: Esta foi a equipa que mais me surpreendeu, fizeram um campeonato diferente da época passada, mostraram, até mais para as pessoas de dentro do clube do que para as de fora que têm muito valor. Surpreenderam. Não há muito mais que se possa dizer a não ser parabens.


  • SP. CRUZ: Desilusão, é a palavra para a época do Cruz. Esta equipa teve um problema, foram os jogos fora. Era a equipa que eu apostava para ser campeão, não só pela amizade que tenho com quase todos os atletas, mas porque sei o valor daquela equipa. Um pouco como o Leça do Balio penso que faltou quem os coordenasse, quem os apoiasse nos momentos complicados e isso fez com que esta equipa perde-se a melhor oportunidade que tinha, até porque juntou a equipa que foi campeã há 3 épocas. É obvio que o facto de não terem o Diogo Portela, o Luis Filipe e até o Vitor (preponderantes na época em que venceram a série) afectou a equipa, mas estavam lá todos os outros. Tenho pena que não tenham conseguido porque estes miudos mereciam. Até porque muitos deles para o ano são seniores e nada melhor do que se despedirem da formação com uma vitória. Não conseguiram. Está na altura de quem decide repensar naquilo que podem fazer para o futuro.


  • LEÇA F. C.: Outra equipa que conheço muito bem e que poderia ter ficado nos lugares de acesso à subida. Têm excelentes valores individuais, mas falharam onde não se podia falhar. Lutaram até à penultima jornada, mas penso que poderiam ter resolvido o problema bem antes disso, não o fizeram e os outros fizeram a festa. Pena porque a par do Cruz é outra equipa onde os seus jogadores terminam a sua formação. Com atletas com muito valor poderiam ter feito melhor.


  • MAIA LIDADOR: Talvez a melhor equipa a jogar futebol, a trocar a bola, com outra maneira de pensar o jogo, mas cometeram um erro crasso, subestimaram os adversários achando que estavam acima desta série. No futebol isso não se pode fazer e ficou provado com a classificação final. Não basta serem bons, é preciso trabalhar para isso. Foram para Leça jogar para o empate na penultima jornada e mais uma vez falharam o campeonato já que o Salgueiros tinha perdido com o Gatões. Enfim...


  • S. C. SALGUEIROS: O Salgueiros venceu a série, muitos dirão que não foi justo, que foram levados ao colo, que usaram jogadores da equipa A, etc... Mas o Salgueiros deu conta do recado, perdeu com o Gatões na penultima jornada e todos acharam que a equipa não ia conseguir vencer, mas mais uma vez os miudos de Vidal Pinheiro mostraram a força e venceram por concludentes dez bolas a zero. Foram campeões e muito se poderá dizer. Poderia ter ganho a série de outra maneira e não esperarem pela ultima jornada para vencer por 10-0. É caso para dizer, podia vencer por um golo de diferença? Podiam, mas não era a mesma coisa...


Foi um campeonato muito disputado, com incerteza até ao final. Houve equipas que falharam, mas houveram outras que surpreenderam.


Parabens a todas por terem lutado sempre até ao fim.


Força e felicidades para as respectivas segundas fases.


Mister Milton