C. R. ATAENSE 6 - 2 ÀGUA LONGA - ANALISE

13-02-2010 23:57

 Recebemos a nossa congénere do Agua longa, em jogo a contar para a 19º jornada do campeonato.


Pela primeira vez, desde que eu sou treinador do Ataense, vencemos em casa e o resultado expressa o poderio que tivemos no jogo. A vitória é justíssima, mas peca por escassa, muito escassa. Mas passo a explicar.

Entramos mal no jogo, não conseguíamos fazer três passe consecutivos e o Água Longa estava a aproveitar esse facto para, em velocidade, se aproximar da nossa área. Embora seja certo que apenas chegavam à nossa área por intermédio de lances de bola parada. Sem causar real perigo.

Mas foi num lance de bola parada que os forasteiros chegaram à vantagem. Dando o melhor seguimento à marcação de um canto, onde a minha equipa demorou a tirar a bola da zona defensiva e o adversário aproveitou para fazer o primeiro golo.

Se falarmos em justiça no futebol, podemos dizer que o resultado naquela altura era o mais justo. Não tínhamos chegado à área adversária com perigo, não estávamos a conseguir colocar o nosso futebol em pratica e estávamos com dificuldades em parar a equipa adversária. Por isso a vantagem era justa.

Depois disso assisti, e todos os que estavam no campo, a algo que eu nunca vi num jogo de escalões de formação. A equipa do Água Longa abdicou de atacar, pura e simplesmente só defendiam. Atrás da linha do meio campo e só tentavam sair em contra-ataque. Como se diz na gíria "trouxeram o autocarro". No entanto tenho de referir que os jogadores forasteiros cumpriram na integra essas ordens. Os seus treinadores é que têm de pensar se está correcto ensinar os jovens a jogar dessa maneira. Parecia uma equipa italiana a aplicar o catenaccio que já foi abolido do futebol há muitos anos, mas enfim...

Esta situação colocava-nos muitas dificuldades, tínhamos, inclusive, o nosso guarda-redes a jogar, quase no grande circulo do campo e mesmo assim a equipa forasteira não atacava.

Só conseguíamos criar perigo em lances de bola parada porque não conseguíamos chegar junto da área adversária com a bola controla, porque os forasteiros defendiam muito bem.

Chegamos ao golo por intermédio de Ramalho que deu a melhor sequência a um livre marcado por Miguel. 

Estava feito o empate e a justiça no marcador. Ainda durante a primeira parte dispusemos de mais oportunidades para marcar golo, mas não conseguimos finalizar, ou melhor, ainda fizemos mais um golo, mas o arbitro viu um fora-de-jogo que apenas eles conseguiram ver, enfim... são 4 golos anulados em dois jogos!

Fomos para o intervalo cientes que deveríamos estar a vencer, mas o futebol é feito de golos e apenas ganha quem mais marca e menos sofre.

Viemos para a segunda parte com vontade de dar a cambalhota completa ao resultado e aos dois minutos da segunda parte marcamos, mais uma vez por intermédio de Ramalho ao dar a melhor sequência a uma excelente jogada de Vieirinha (muito joga este menino). Depois disso e após mais uma jogada magistral o nosso "Magico" Vieira saiu lesionado, parece que os capitães desta equipa são perseguidos, mas Deus é grande e está a olhar por eles. Assim eu creio.

Depois disso a equipa do Água Longa abriu e só deu Ataense. Marcamos o 3º por intermédio de Luís na marcação de um canto directo. O quarto por Diogo, o quinto por Carvalheira e o sexto por intermédio de Luisinho, de referir que estes dois golos são simplesmente fantásticos devido à jogada colectiva da equipa e à execução individual destes atletas.

O Água longa marcou logo a seguir e fixou o resultado em 6-2.

Ainda tenho mais umas coisas a dizer antes de me despedir. Aproveito para dar os parabéns a todos os meus jogadores, estão a evoluir de jogo para jogo, mas apenas trabalhando é que conseguimos atingir os nossos objectivos. vencemos, marcando oito golos, sendo que um deles foi invalidado e o outro foi na própria baliza, mas seis contaram a nosso favor, podiam ter sido doze, mas o que se retira daqui é a vontade de querer ganhar que, parece, ter voltado às vossas cabeças e aos vossos corações. Muitos parabéns por isso. Temos ainda mais trabalho pela frente, vencemos um jogo que nos deu três pontos e nos permitiu subir mais um degrau. Espero que o Vieira consiga recuperar rápido para dar o seu contributo à equipa, até porque este jogador é fenomenal, mas tem de estar dentro de campo para isso. De referir também que todos os golos foram dedicados, primeiramente, ao nosso capitão, que nos deixou recentemente, mas esteja ele onde estiver, sabe que foi para ele esta vitória. Saudades Renato...

Aproveito ainda para me dirigir aos sócios, adeptos e simpatizantes com um obrigado por tudo, pelas criticas, pelo apoio, simplesmente porque têm estado presentes. É bom ter-vos por cá.

Soube que o pai e o tio do Renato estiveram presentes para nos ver jogar. Não creio que o pai do Renato veja este blog, mas quero dirigir-me a si em particular e dizer que nos lembramos daquelas palavras que nos dirigiu no funeral do seu filho. "Dêem o vosso melhor", acredite que isso nos motiva e sabemos que era o que Renato faria. Todos nós tentamos fazer o mesmo. Obrigado pela vossa presença.

Despeço-me com a noção de que temos de trabalhar para vencer o próximo jogo, ainda mais do que o que fizemos esta semana. 

Vamos malta, temos mais um jogo para vencer na próxima terça-feira. 

Milton Ribeiro