OBJECTIVOS DE PROCESSO, DESEMPENHO E RESULTADO – ATLETAS: COMO DEFINIR, PARA QUÊ DEFINIR, E PORQUÊ DEFINIR ? SÓNIA COSTA – COIMBRA – PORTUGAL, 2011

24-05-2011 15:59

 Objectivos de Processo, Desempenho e Resultado – Atletas: Como definir, para quê definir, e porquê definir ?

Sónia Costa – Coimbra – Portugal, 2011

 

 Os objectivos funcionam como uma estratégia de regulação do comportamento humano, pois garantem um propósito para a execução de uma determinada tarefa, existindo uma relação entre o rendimento/ produtividade e a consciência que o atleta tem acerca do(s) objectivo(s) a alcançar em cada treino ou jogo. Neste sentido, alguns dos principais pressupostos apontam a existência de uma afinidade entre objectivos difíceis, desafiantes e específicos e maiores níveis de rendimento dos atletas, principalmente, quando comparados à ausência de objectivos ou a objectivos fáceis, do tipo “faz o teu melhor”.

Para a eficiência dos objectivos na melhoria da performance, saliento quatro factores de influência:

a) Dirigir a atenção do indivíduo para os aspectos importantes da tarefa;

 b) Mobilizar  melhorar o esforço face à tarefa;

 c) Aumentar a persistência e o prolongamento do esforço na realização da tarefa;

 d) Desenvolver novas estratégias de aprendizagem e de realização das tarefas .

O tipo de objectivos a formular deve, de preferência, englobar vários domínios do desempenho desportivo (ex.: aspectos técnicos, tácticos, físicos, psicológicos e nutricionais) e da actividade desportiva (ex.: objectivos para o treino e para a competição). Isto significa que os objectivos podem ter uma orientação de rendimento ou de resultado, ou, podem ser de resultado e de rendimento (devem ser formulados, no mínimo, algumas semanas antes da competição em causa) assim como de processo, procurando estes últimos estabelecer os comportamentos específicos que os atletas devem ter em consideração para conseguirem demonstrar um comportamento ou rendimento final (ex.: tentar imaginar todos os movimentos da bola antes de rematar a baliza). Por isso, os objectivos de processo devem ser claramente privilegiados durante os treinos e as próprias competições, de modo a ajudar o atleta a manter-se concentrado nas várias tarefas a executar.

Definidos os tipos de objectivos, é necessário de seguida estabelecer os níveis ou “patamares” de sucesso para cada um deles. Neste caso, devemos ter em conta o facto de funcionarem melhor os objectivos específicos, desafiantes e difíceis (mas realistas) e aqueles que são delineados de um modo positivo, quantitativo e de acordo com anteriores padrões de rendimento.

Devem ainda ser traçados objectivos a curto, médio e longo-prazo, de modo a possibilitar aos atletas a noção e consciência daquilo que terão de cumprir, passo a passo, por forma a obter um determinado nível de desempenho.

Alcançar objectivos dá muita satisfação e fortalece a auto-confiança e convicção nas nossas capacidades, ajuda a manter a motivação por um largo período de tempo. 

Um jogador cujo objectivo é apenas a vitória não será capaz de manter um óptimo nível de desempenho por muito tempo.

  

Objectivos de rendimento / Objectivos de Resultado:

Objectivos de rendimento: como atingir rendimento máximo, jogo agressivo, integração jogadores, jogar em equipa, etc. 

Objectivos de resultado: vitórias, golos, etc. Em alguns jogos a equipa alcançará os objectivos de rendimento mas não os objectivos de resultado, neste caso a equipa fez um bom jogo mas a outra jogou melhor e ganhou.

Definir objectivos é a base sob a qual se constroi a motivação. O desejo de cumprir o objectivo irá dar-lhe uma força extra quando se sentir exausto. Os objectivos vão empurrá-lo para continuar a jogar e a dar o que for preciso, mesmo quando o jogo está a correr mal. Os objectivos vão sustentá-lo durante o jogo até ao apito final, mesmo quando não consegue a vitoria.

Toda a filosofia de aplicação assentará numa tentativa de estabelecer os objectivos centrados em princípios de comparação e superação pessoal e não tanto na valorização da comparação entre colegas de equipa ou adversários, ou seja, em todos os objectivos individuais os atletas procurarão melhorar os seus padrões anteriores de rendimento e o mesmo se aplica aos objectivos de equipa 

 

Objectivos da formulação de objectivos:

- Promover a melhoria do rendimento e das capacidades desportivas dos atletas individualmente bem como dos níveis globais de desempenho individual e da equipa.

- Proporcionar um aumento da união da equipa em torno de objectivos comuns a atingir.

- Contribuir para a obtenção dos objectivos do próprio técnico e clube que passa,  pela obtenção de melhor qualificação no escalão actual da modalidade

 

 Porque é que os objectivos nos influenciam?

- Ajudam a preservar muito tempo a motivação

- Ajudam a determinar o que é realmente importante para nós, e ajudam-nos a colocar as coisas na perspectiva certa e a concentrarmo-nos no que é realmente importante para os alcançar e a ignorar insignificâncias.

- Aumentam o esforço (empurram-nos para a frente para melhorar e ser mais capazes)

- Ajudam a concentrar-se, e a concentrar-se na sua realização

- Ajudam a aprender coisas novas para melhorar

- Alcançar objectivo é um reforço positivo para o atleta e leva-o a investir e alcançar outros objectivos

- Possibilita o reconhecimento de obstáculos

- Torna esses mesmos objectivos mais eficientes uma vez que são colocados em prática

 

Regras para definição correcta de objectivos:

 - Formular objectivos que possam ser medidos, não formular objectivos gerais (um objectivo como melhorar o jogo defensivo é muito abrangente), deve preferir uma formulação estrita e inequívoca como por ex: do meu lado esquerdo campo não mais que 5 golos serão marcados esta época, ou os erros que vou cometer em todos os jogos serão menos que....

- Pode colocar objectivos como melhorar o jogo ofensivo, quando está claro para si o que pretende (não significa necessariamente marcar mais golos)

- Definir objectivos exigentes, mas realizáveis, ou seja,  que sejam desafiantes.

- Definir os objectivos a longo, médio e curto prazo (tipo inicio época, longo época e fim época)

- Definir principalmente objectivos de rendimento e não de resultado, claro que é impossivel negligenciar este facto mas é importante colocar objectivos de rendimento de como por exemplo melhorar a percentagem de passes bem sucedidos, diminuir o numero de bolas perdidas, colocar pressão no adversário, nº de golos marcados, nº golos sofridos, fazer jogo agressivo, etc.

Cada atleta é o único responsável pelos objectivos de rendimento a que se propõe. Estes são os objectivos nos quais se pode investir para alcançar sem qualquer relação com o resultado.

No caso do único objectivo ser a vitória, quando lhe parecer que não vai ganhar o jogo deixará de jogar, porém se o objectivo é ser agressivo ou por pressão na outra equipa pode continuar a investir nesses objectivos ate ao apito final. Na verdade, se agirem assim, juntamente com o esforço dos outros jogadores isso pode conduzir eventualmente à vitória em situações que parecem desesperantes a primeira vista.

- Reconhecer obstáculos que impedem o alcance de objectivos que  definiu. O reconhecimento correcto das dificuldades vai ajudar a definir objectivos mais específicos. Por explo: Se quer alcançar uma melhoria no jogo defensivo, o obstáculo pode ser uma falha física ou de forma, isto significa que pode colocar objectivos adicionais como por ex: melhorar aptidão física e de energia.

- Encontrar modo ou estratégia de que necessita para cumprir os objectivos. Conferir o que precisa fazer para os alcançar, tipo se considerar o ponto anterior para melhorar a forma física pode decidir praticar ginásio 3 vezes por semana; se o objectivo é a forma física pode decidir no fim dos treinos continuar a trabalhar ou correr 10 minutos, etc. Não faz sentido definir um objectivo que não sabe como realizar.

- Escrever os objectivos pois é importante ver os mesmos e pensar sobre eles enquanto os formula no papel. Escrever os objectivos assegurará que os definiu de acordo com as instruções e não de forma pouco clara. Fazer também uma lista dos obstáculos que espera encontrar no caminho e das estratégias que podem ser usadas por forma a superar esses mesmos obstáculos.

- Os objectivos que definir não são sagrados: é possível mudá-los, adaptá-los e actualizá-los.

Deve ser claro para si que os definiu,  que se não tem o sucesso desejado com eles durante um determinado tempo, pode sempre mudá-los e ajustá-los à realidade ou substitui-los por outros que possam ser alcançá-los. Quando os atingir a sua auto-confiança aumentará e sentirá satisfação. Esta é a altura em que deve definir novos objectivos e continuar. Por outras palavras: quando avançar de acordo com os seus objectivos vai estar sempre com vontade de sucesso, por tal trabalhe e invista nos seus objectivos pois esse é um investimento lucrativo, uma vez que os nossos objectivos não são as nossas fantasias, e é claro que não há nada de errado com as nossas fantasias e apenas aquele que tem fantasias tem o potencial para as alcançar, mas as fantasias não tem nada a ver com definir objectivos, pois estes devem ser possíveis de alcançar e as fantasias não obedecem a este critério.

 “Nós todos temos objectivos. Mas, para torná-los realidade, é preciso uma enorme determinação, dedicação, auto-disciplina e esforço!” Sónia  Costa, 2010

  

Referências Bibiliográficas

1- Aidman, E., & Schofield, G. (2004). Personality and individual differences in sport. Journal of Sports Sciences.

2- Cervone, D., & Pervin, L. A. (2010). Personality: Theory and research (11ª ed.). New York: Wiley.

3- Egloff, B., & Gruhn, A. J. (1996). Personality and endurance sports. Personality and Individual Differences.

4- Jones, G., Hanton, S., & Connaughton, D. (2007). Mental Toughness: An examination

of Olympic and world champion performers. The Sport Psychologist.

5- Lane, A.M., Thelwell, R., Lowther, J., & Devonport, T. (2009). Relationships between

emotional intelligence and psychological skills among athletes. SocialBehaviour and Personality: An International Journal.

6- Lazarus, R. S. (2000). How emotions influence performance in competitive sports. The Sport Psychologist.

7- Poropat, A. E. (2009). A meta-analysis of the five-factor model of personality and academic performance. Psychological Bulletin.

8- Rhea, D. J., & Martin, S. (2010). Personality trait differences of traditional sport athletes, bullriders, and other alternative sport athletes. International Journal of Sports Science and Coaching

9- Røvik, J. O., Tyssen, R., Gude, T., Moum, T., Ekeberg, Ø., & Vaglum, P. (2007). Exploring the interplay between personality dimensions: A comparison of the typological and the dimensional approach in stress research. Personality and Individual Differences.

10- Vealey, R. S. (2002). Personality and sport behavior. In T. Horn (Ed.), Advances in sport psychology(2nd edn., pp. 43–82). Champaign, IL: Human Kinetics