Analise da Época 2009/2010

16-06-2010 09:44

Agora que terminou a época 2009/2010 chegou a altura de fazer a analise à mesma...


No entanto, não posso começar a falar da época que agora termina, sem antes falar do final da época de 2008/2009. Depois de ter conquistado, junto com os meus jogadores e equipa técnica, o melhor resultado de sempre das equipas de formação do Desportivo Leça do Balio (DLB), depois de ter confiado nas pessoas do DLB, depois de ter assumido o cargo de Coordenador do Futebol Juvenil do clube, depois de ter preparado toda a época de 2009/2010, depois de falar com pessoas para trabalharem comigo na estrutura do clube... a minha ligação ao clube terminava sem mais nem menos, ou melhor, terminava porque eu queria ganhar muito! Não dinheiro, mas os jogos, gosto de ganhar sim, não ando no futebol apenas para passar o tempo, até porque para isso tenho coisas melhor para fazer. Mas o certo é que a minha ligação ao clube terminava ali, com a entrega de todo o espólio do clube que ainda tinha em meu poder. Ficava sem clube, ainda mais porque não tinha preparado a minha saida e consequente entrada noutro projecto... Na altura senti que havia falta de respeito pelo meu trabalho, sai com a sensação de dever cumprido, mas com a perfeita noção que o meu trabalho não estava a ser valorizado. Fiquei triste, fiquei chateado mesmo, ao ponto de pensar se valeria a pena continuar no futebol, mas depois de esfriar a cabeça, falar com as pessoas que comigo trabalham, falar com a minha esposa, sem duvida a pessoa que mais ouço, depois de falar com Deus, senti que teria de continuar...


Para mim a época começou de forma atipica, pela primeira vez, em cinco anos, não assumi uma equipa desde o primeiro dia, ou seja, não efectuei uma pré-época, não conheci os jogadores antes da competição, não pude escolher os jogadores para as posições mais debeis da equipa, nem tão pouco pude perceber quais os jogadores que poderiam fazer outras posições e, assim, ajudar a colmatar as lacunas existentes em qualquer equipa.


Depois de, no final da época 2008/2009, ter terminado a minha ligação ao DLB, recebi um convite do Sport Rio Tinto (SRT) para treinar a equipa de Iniciados B, uma equipa composta, na totalidade, por jogadores que subiam dos Infantis. Sem duvida que ali havia valor, no entanto e depois de sair dos Juniores não estava motivado para trabalhar com uma equipa que nada disputaria, até porque foi esse o objectivo que me propuseram. Nunca andei no futebol para entreter e, por esse motivo, depois de alguns treinos (ainda antes das férias de Verão), falei com os responsaveis e expressei a minha vontade de continuar a trabalhar com objectivos definidos e com um nivel de exigencia elevado. Propus a minha ida para os Juniores do SRT, sabia que ali havia qualidade, sabia que os objectivos passavam pela subida de divisão, para que a equipa voltasse de onde tinha caido, sabia também que seria facil para mim levar para lá jogadores e montar uma equipa ainda mais competitiva. No entanto, por indisponibilidade de horários do treinador dos Juniores para assumir a equipa de Iniciados, a minha proposta não foi aceite. Como sou fiel aos meus principios não continuei no clube.


Vieram as férias e com elas não veio nenhum convite, o defeso de 2009/2010 foi o que menos convites me proporcionou. A época começou oficialmente com o inicio da pré-época, na semana em que começou o Campeonato Distrital de Iniciados da 1ª Divisão, recebi um telefonema da Responsavel pelo Futebol do Sporting C. Cruz (SCC) para assumir a equipa de sub-15, na altura não pensei e a vontade de treinar falou mais alto e aceitei, quase, de imediato. Apresentei-me no clube, juntamente com a minha equipa técnica, conhecia alguns jogadores, vi um treino, depois vi o jogo com o Avintes, jogo esse que a equipa ganhou e então comecei a trabalhar na terça-feira seguinte... Depois de conhecer os jogadores, depois de ganhar amizade com todos eles, depois de alguns problemas, tipicos para quem treina formação, depois de conhecer todos os resultados, veio o maior problema, situação que me levou a decidir abandonar o clube, mesmo sabendo que tanto a Responsavel do Futebol, o Presidente do SCC e os meus jogadores não queriam que isso acontecesse, mas devido ao facto de que tudo se passou com a Delegada do Escalão, pessoa sobre a qual perdi toda a confiança e com quem não poderia continuar a trabalhar... Decidi então não continuar e sai da equipa no inicio de Dezembro..


Depois disso voltei às observações de jogos e jogadores até que, surgiu o convite para treinar a equipa de Juvenis do C. R. Ataense (CRA), falei com o Director responsavel e decidi aceitar o convite, fui apresentado a 23 de Dezembro, nessa altura a equipa ocupava o 4º lugar a 7 pontos do primeiro classificado. Sabia que não seria facil atingir o objectivo a que o clube se tinha proposto no inicio da época, mas encarei-o sem medos, houve muita coisa que aconteceu, sendo a mais grave e mais importante o falecimento do nosso capitão... No final terminamos a época em 5º lugar, mas não podemos apontar o dedo aos jogadores, eles são os menos culpados no meio disto tudo, tiveram de aguentar muito coisa, inclusive o facto de terem 4 treinadores numa época!!!! Sai pelas razões que todos conhecem, como fiz questão de colocar aqui no site... 


Assim terminou a minha ligação directa aos treinos.


Retiro muita coisa desta época, a primeira é que está mais que visto que se não formos nós a preparar a época, a escolher os jogadores, a fazer a pré-época, temos de ficar com aquilo que os outros escolheram, temos também de andar a mudar as coisas com o campeonato a decorrer e também percebi que se não tivermos ovos, não conseguimos fazer omeletes...


Esta época perdi mais do que ganhei, mas o ensinamento foi bom, posso até assumir que perdi mais numa época do que nas três que a antecederam, não aprendi a perder, até porque continuo a não achar normal a derrota, mas aprendi muita coisa... situações que transportarei para a época que ai vem. 


Agradeço a todos os que trabalharam comigo por me compreenderem, por me respeitarem, por saberem estar debaixo das minhas ordens, enfim, por me aturarem. Com todos aprendi um pouco e posso dizer que estou mais forte, com mais vontade e que voltarei ainda melhor para fazer um trabalho sério e voltado sempre para o objectivo que me regeu desde que cheguei ao futebol, porque para alem de formar eu quero FORMAR A VENCER...


Um abraço


Mister Milton